domingo, 29 de janeiro de 2017

Os três pontos chave para um relacionamento com Deus



No capítulo 29 de Jeremias, “o profeta das lágrimas”, é descrita uma carta redigida pelo próprio profeta enviada aos israelitas cativos na Babilônia. Em sua carta Jeremias revela ao povo tudo o que veio da boca de Deus para com eles.

Deus anima-os, diz a todos para viverem nessa terra como se fosse seu habitat natural. Mas que não era para se entregar ao pecado, adorando a deuses estranhos, adulterando ou praticando qualquer outro tipo de pecado.

Foi o próprio Deus que havia permitido que aquele povo fosse transportado para a Babilônia, Deus deixou bem claro a Jeremias que aquele povo iria passar exatos 70 anos, mas que passados esse 70 anos de sofrimento eles seriam visitados por Deus e que Deus iria cumprir as promessas dele feitas aquele povo.

Mas nessa ministração quero focar os versículos 11, 12 e 13 do capítulo 29 de Jeremias.

Foi Deus que permitiu a ida daquele povo para a Babilônia. Correto? Sim. Apesar de a situação ser bastante dolorida e de talvez acharmos que Deus foi mau com aquele povo, na verdade Deus queria mostrar algo maior para eles, queria ensina-los. No versículo 11 Deus deixa claro que ele sabe os pensamentos que ele tem ao nosso respeito, são pensamentos de bem e não de mal. Isso é a realidade do relacionamento de Deus para conosco, às vezes achamos que Deus permite certas situações contrárias nas nossas vidas porque ele é mau, um tirano ou porque quer nos punir. No entanto, nossas mentes jamais alcançará a grandeza do amor e cuidado que Deus tem para conosco, jamais iremos entender os pensamentos de Deus, pois os pensamentos dele são maiores do que os nossos e seus caminhos melhores do que os nossos.

No versículo 12 Deus diz que se invocarmos e orarmos a ele seremos ouvidos por ele. Mais adiante no versículo 13 Deus diz que se o buscarmos o acharemos, mas de todo o nosso coração.

Há momentos em que o crente busca a Deus incessantemente, mas não recebe uma resposta se quer ou não vê resultado de suas orações. Está faltando algo? Sim, buscar a Deus de todo o coração. Deus não rejeita e jamais rejeitará um coração sincero, contrito e quebrantado em sua presença. A nossa oração deve ser levada a Deus com sinceridade, humildade e organização. Como estamos orando? De forma correta? Estamos sendo sinceros em nossas orações. Talvez estamos na mesma fase em que aquele povo estava, talvez estamos na Babilônia, mas estamos orando ou a situação contrária tem nos feito esmorecer? Será que estamos aproveitando está empreitada na Babilônia para se entregar aos prazeres da carne? Estamos aproveitando desta situação para dizer que Deus nos esqueceu e estamos alimentando os nossos pecados?

Agora me lembrei daqueles moços, que estavam na Babilônia foram desafiados, mas não negaram ao seu Deus, não se curvaram diante do pecado, mas enfrentaram uma fornalha de fogo aquecida sete vezes mais do que o normal. Eles foram fieis até o fim. E nós? Estamos sendo fiéis em meio a Babilônia. Ainda estamos falando com Deus de todo o nosso coração, ou o meu e o teu pecado tem impedido isso. Será que estamos alimentando a nossa carne na Babilônica, comendo dos manjares que a nós são oferecidos. Ou nós negamos a tentação de satisfazer a nossa carne?

Devemos pedir um coração puro a Deus e um espirito reto, assim como fez o salmista Davi, que em meio a sua podridão ainda assim preferiu a presença do Espírito Santo de Deus, reconheceu que sem a Presença não era nada e assim somos nós. Talvez agora estejamos na Babilônia, mas passado o nosso tempo nela, vamos sair de cabeça erguida, louvando ao nome do Senhor, sabendo que vencemos mesmo sendo rodeados por pecado.

Três pontos chave nesses três versículos

Vers. 11 – Os pensamentos de Deus a nosso respeito são pensamentos de bem e não de mal;
Vers. 12 – Quando invocarmos e orarmos a Deus ele irá nos ouvir;
Vers. 13 – Quando buscarmos ao Senhor o acharemos. Mas isso só acontecerá quando o buscarmos de todo o nosso coração;


O reconhecimento do nosso Deus muda nosso relacionamento com Ele!

Nenhum comentário:

Postar um comentário